Inteligência Artificial no ensino de Ciências da Saúde: um estudo compreensivo e avaliativo
Palavras-chave
Inteligência Artificial; Ensino; Ciências da Saúde
Grupo de pesquisa CNPq certificado pela UFV
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7607184878778127
Área de conhecimento (CNPq)
4.00.00.00-1 - Ciências da Saúde - -
Linha de pesquisa
Tecnologias e inovações no processo de assistir, ensinar, pesquisar, gerenciar e se inserir culturalmente na profissão
Resumo dos objetivos
Objetivo Geral: Analisar como as ferramentas de IA estão sendo percebidas e utilizadas por docentes e discentes dos cursos de Ciências da Saúde de uma instituição pública de ensino superior no processo de ensino-aprendizagem.
Objetivos Específicos: Estimar a prevalência e os fatores associados à utilização das ferramentas de IA entre docentes e discentes dos cursos de Ciências da Saúde no processo de ensino e aprendizagem; Investigar as percepções dos discentes sobre o impacto das ferramentas de IA em seu processo de aprendizagem; Avaliar a percepção dos docentes sobre a utilidade e a facilidade de uso das ferramentas de IA em suas práticas pedagógicas; Identificar os principais desafios enfrentados na implementação das tecnologias de IA nos cursos de Ciências da Saúde; Compreender as implicações éticas e jurídicas do uso de IA no ensino de Ciências da Saúde; Elaborar estratégias/produto técnico para melhorar a integração das ferramentas de IA no processo de ensino e aprendizagem em ciências da saúde.
Local de execução do projeto
Universidade Federal de Viçosa
Data de início
16/12/2024
Término previsto
Projeto envolve acesso à biodiversidade brasileira
não
Projeto envolve acesso ao conhecimento tradicional associado à biodiversidade brasileira